Google Keyword Planner · Investigação · Monitorização · PR Tools

O ABC do Google Keywords Planner

Antes de avançarmos para a descrição do Google Keyword Planner, é importante referir que é uma ferramenta utilizada pelo SEO (Search Engine Optimizationpara a pesquisa de palavras-chave com o objetivo de obter os melhores resultados em projetos que procuram uma maior visibilidade.

Antes do Google Keyword Planner existia o Google Keyword Tool, que era uma plataforma gratuita e com muita credibilidade, porque as informações que fornecia vinham diretamente do Google.

O crescimento da venda de anúncios no Google AdWords, fez com que o Google Keyword Tool tivesse de se adaptar e evoluir, foi aí que surgiu o Google Keyword Panner. Esta nova ferramenta melhorou o padrão das configurações, porque acedeu à conta do site do utilizador, e melhorou outras funcionalidades relacionadas com a importância das palavras-chave.

O que é SEO?

O SEO (Search Engine Optimization) é o processo que otimiza a visibilidade dos sites, ou seja, trabalha o conteúdo de forma a melhorar a sua posição no ranking dos principais mecanismos de procura e analisa, de forma gratuita ou paga, os resultados de pesquisa do motor de pesquisa.

Embora existam vários motores de procura, o SEO tornou-se sinónimo de Google, porque este ocupa uma posição de credibilidade dominante, principalmente na Europa Ocidental.

O que é o Google Keyword Planner?

O Google Keyword Planner é uma ferramenta gratuita do AdWords, que funciona como oficina para criar novas campanhas da Rede de Pesquisa ou expandi-las. Com o Google Keyword Planner podemos pesquisar palavras-chave e grupos de anúncios e analisar qual será o desempenho dos mesmos. Para além disso também consegue escolher lances e orçamentos competitivos para utilizar nas campanhas.

Qual é a importância das palavras-chave?

As palavras-chave são importantes, porque quem tem as palavras-chave corretas no meio de tantos resultados de pesquisa é quem consegue atrair o seu público. Para além disso, faz a diferença entre aparecer nas primeiras páginas ou estar no fim das pesquisas.

O Google criou o AdWords, uma ferramenta para criar anúncios a partir das palavras-chave de interesse do administrador do site e permitir que as empresas estejam dispostas a pagar para aparecer no ranking dos primeiros resultados. Esta ferramenta deu origem ao Analytics, que permitiu unir os objetivos de gerir o tráfego, criar metas e criar campanhas para melhorar as visitas ao site. O avanço destas ferramentas criou a necessidade de saber quais são as palavras-chave certas e como conseguimos medir as campanhas do Google AdWords- foi aí que surgiu o Google Keywords Planner.

As vantagens do Google Keyword Planner:

 As vantagens estão no pesquisar palavras-chave e no obter estatísticas do histórico e previsões de tráfego.

Na pesquisa de palavras-chave, encontram-se ideias de palavras-chave que terão maior visibilidade e grupos de anúncios com base em termos relevantes para o produto ou serviço, para a página de destino ou diferentes categorias de produtos.

No obter estatísticas do histórico e previsões de tráfego, utilizam-se as estatísticas como volume de pesquisa para escolher as palavras-chave para a campanha nova ou existente. Obtém-se previsões, como os cliques previstos e as conversões estimadas para ter uma ideia do desempenho da lista de palavras-chave com um determinado orçamento.

Opções do Planeador de Palavras-Chave:

  • Encontrar palavras-chave através de expressão, Website ou categoria- encontrar palavras-chave mais específicas sem um volume de pesquisa alto, mas com maior probabilidade de originarem uma conversão. Depois “comprar” na lista de palavras-chave.
  • Obter dados e tendências do volume de pesquisa- Depois de ter a lista de palavras-chave devemos introduzir manualmente ou por ficheiro CSV para calcular a sua popularidade, obter as estatísticas do volume de pesquisa e agrupa-las por grupos de anúncios.
  • Multiplicar a lista de palavras-chave para obter novas- Em vez de se combinar manualmente as palavras-chave o Google Keyword Planner permite-nos multiplicar as listas de uma forma mais rápida. Depois através das estatísticas do histórico ou previsões de tráfego reunimos informações para uma nova lista de palavras-chave combinadas.
  • Obter previsões de desempenho de cliques e de custos – Através da lista de palavras-chave conseguimos obter as previsões de cliques e custos. As previsões são específicas do AdWords.

Como encontrar as palavras-chave certas?

No Google KeyWords Planner temos separadores para a análise das palavras-chave:

  • Average Monthly Searches- revela quantas vezes a palavra-chave foi pesquisada em média num mês.
  • Competition- Mede o nível de competição (baixo, médio ou alto) de cada palavra-chave. Depois, sugere que insights devemos usar para melhorar o site e o conteúdo.
  • Ícone de gráfico- Revela o volume médio de pesquisa da palavra-chave no último ano. O prazo de um ano serve para percebermos se o termo está em ascensão, declínio ou se se mantêm.

Quais são as bases do Google Keywords Planner?

  • Comparação com a concorrência

Uma das vantagens competitivas de utilizar o Google Keyword Planner é ao analisar o que a concorrência cria e quais são as suas referências. Basta colocar no Landing Page o site do concorrente e clicar em Get Ideas. Depois de fazermos isto, a ferramenta vai analisar o site e revelar-nos quais são as palavras-chave e as referências.

  • Recurso ao Wikipedia

Para realizar o Knowledge Graph o Google Keywords Planne baseia-se nas informações do Wikipedia. Nas páginas de resultado da pesquisa devemos selecionar a “wiki page”, copiar o seu URL, cola-lo na Landing Page e clicar em “Get Ideas”. Depois devemos entrar no “Customize Your Search” e filtrar a informação que nos é relevante.

  • Keyword Plan

Na aréa “Your Plan” da ferramenta podemos guardar temporariamente termos e grupos de palavras-chave, para depois as analisarmos. Isto permite que continuemos a nossa procura sem perder o que já tínhamos selecionado. Para além disto é possível calcular a estimativa dos custos caso se adquira um plano no Adwords. Para não se perder a pesquisa, no final é preciso fazer o download do plano para o AdWords ou Excel.

Para terminar deixo-vos um video, onde podemos visualizar todo o processo que descreve-mos até agora:

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